Educação a Distância
NOVAS TECNOLOGIAS
PROFESSORES ALTAMENTE QUALIFICADOS
QUALIDADE NO ENSINO
DEMOCRATIZANDO O CONHECIMENTO
ReGIS - Revista de Gestão, inovação e sustentabilidade
O CPGIS orgulhosamente apresenta:
Desenvolvimento sustentável
Desempenho organizacional
Equilíbrio
 Inovação em uma perspectiva transversal
...

Quem Somos

O CPGIS foi criado em 2012 e é vinculado à Faculdade de Administração, Economia e Contabilidade / FACE, da UnB. Por meio de seus Núcleos Temáticos promove o estudo da gestão das organizações, públicas e privadas, dentro do contexto da sustentabilidade.

Contemplando o tripé ensino, pesquisa e extensão, compreendemos a inovação em uma perspectiva transversal, como constituinte das organizações e instrumento da gestão para viabilizar o equilíbrio entre o desempenho organizacional e o desenvolvimento sustentável. Promovemos o estudo das organizações e suas relações com os atores externos e as múltiplas dimensões do ambiente.

Atuação

Além dos estudos em gestão organizacional, o CPGIS, por intermédio do seu Núcleo de Pesquisa em Gestão Territorial, destaca-se pelas contribuições na área, em especial, para o desenvolvimento rural sustentável.

Educação a Distância

Por meio do uso das novas tecnologias, a educação à distância apresenta-se como instrumento de democratização do conhecimento. O Cpgis tem investido nos cursos à distância de curta duração e cursos de pós-graduação, sempre priorizando a qualidade do ensino, contando com um corpo docente altamente qualificado.

Novidades

  • 1
  • 2
  • 3
Prev Next

II Jornada da Agricultura Familiar

21-11-2015

Data: 11 de Dezembro de 2015 Lugar: Auditório Azul (FACE/UnB) Horário: 14:00h às 19:00h

Leia mais

Especialista explica proposta de mudança…

03-11-2015

Veja o vídeo no qual Mireya Valencia fala sobre o desenvolvimento sustentável de territórios rurais:

Leia mais

Revista de Gestão Inovação e Sustentabil…

17-10-2015

  Editada pelo Centro de Pesquisa em Gestão, Inovação e Sustentabilidade (CPGIS), a revista ReGIS tem como missão publicar textos originais, baseados em pesquisa interdisciplinar, sobre os estudos conduzidos nas principais...

Leia mais

Nossos Parceiros

 

Editada pelo Centro de Pesquisa em Gestão, Inovação e Sustentabilidade (CPGIS), a revista ReGIS tem como missão publicar textos originais, baseados em pesquisa interdisciplinar, sobre os estudos conduzidos nas principais linhas de pesquisa do CPGIS:

§  Inovação, Tecnologia e Desenvolvimento;

§  Organizações e Ambiente;

§  Gestão de Políticas Públicas;

§  Desenvolvimento e Gestão Territorial;

§  Consumo sustentável; e

§  Economia do Setor Público.

 

A Revista ReGIS tem como equipe editorial um corpo respeitado e produtivo de pesquisadores, capaz de mobilizar inteligências em torno de um projeto. São pesquisadores presentes em espaços diferenciados da academia no Brasil e no mundo.

Todos os textos submetidos a ReGIS precisam obedecer aos critérios usuais adotados em publicações científicas de alta qualidade – ineditismo, originalidade, solidez metodológica, relevância, uso de dados confiáveis, divulgação de resultados de pesquisa, uso de fontes atualizadas, conformidade com padrões éticos de pesquisa etc. Artigos, ensaios e resultados de pesquisa são avaliados por pares (double blind peer review). Demais seções são avaliadas pelos editores chefes, editores de seção, e eventuais avaliadores convidados.

DOSSIÊ ReGIS – Edição dezembro de 2015

Tema:

Territórios e Desenvolvimento Rural, fomos além do agrícola?

Descrição:

Finalizando o século XX ganham força às discussões sobre a abordagem territorial para o desenvolvimento rural apresentando esta perspectiva como uma inovadora alternativa aos modelos para o desenvolvimento suportados, de um lado, na modernização da agricultura e, do outro, em políticas compensatórias para os pobres do campo.  A noção do território convida a pensar o rural desde uma perspectiva relacional e integral, somando à focalização em sectores económicos e grupos sociais, una atenção ao espaço e paisagem que o contem e determina. Isto significa dar um passo à intersetorialidade no espaço rural; estudar a pobreza como um fenômeno multidimensional e não só dependente da renda agrícola; planejar o desenvolvimento em escalas que superem os limites municipais, entendendo o território como um sistema multiescalar que requer de estratégias explícitas de ordenamento territorial; realçar as relações de complementariedade e, á sua vez, contraditórias entre campo e cidade e, por fim, compreender as formas como se constroem as interações sociais que são a base da própria construção dos territórios e dos pactos negociados que impulsionem seu desenvolvimento.  

Depois deste tempo e de um amplo número de programas e políticas em América Latina e o Caribe ter sido formuladas sob esta perspectiva cabe se perguntar até que ponto foi compreendido o que significa assumir esta desafiadora proposta para o desenvolvimento dos territórios rurais, as lições aprendidas e questionar o alcance da gestão dos territórios como atualmente implementada e quais as perspectivas futuras deste enfoque.

Este dossiê visa discutir e refletir sobre este assunto o qual o próprio CPGIS vem tratando, assim como parceiros do Centro, entre eles, a Rede Brasileira de Pesquisa e Gestão em Desenvolvimento Territorial – RETE cujos integrantes foram convidados para apresentar artigos nesta edição especial da ReGIS, assim como Redes homólogas em países como México e Colômbia, entre outros especialistas no tema.

Data de envio ao comitê editorial para avaliação por pares:

09 de novembro de 2015

Enviar a:

This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

ou

This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

 

 

Nossa Localização

Voltar ao Topo
Desenvolvido por André Albuquerque